PORTUGAL-L Archives

Archiver > PORTUGAL > 2002-01 > 1011798986

From: José Roberto Vasconcelos Nunes <>
Subject: [PORTUGAL-L] D. Francisco Mascarenhas
Date: Wed, 23 Jan 2002 13:16:26 -0200

Caro Fernando,

Deixe ajudá-lo com algum poucos elementos referentes ao objeto de sua
pesquisa.
D. Francisco de Assis Marcarenhas - 1 Conde da Palma (segundo listagem
do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro).
Outros dados que disponho:
Governador e Capitão-General da Bahia, entre 1818 e 1821;
Presidente da Sociedade Filotécnica, no Rio de Janeiro, aparecida em
princípios de 1822, mas de vida efêmera;
Francisco de Souza Lobo, pintor mineiro da primeira metade do século
XIX, recebeu sua proteção, como pensionista;
Governou Minas Gerais entre1810-1814, quando mandou fazer um jardim em
estilo romano, que ficou famoso, no Palácio dos Governadores que,
infelizmente, foi destruído quando o prédio foi adptado para abrigar a
Escola de Minas.
Consultando o tradicional Arquivo Nobiliárquico Brasileiro, do Barão de
Vasconcelos (tenho uma cópia em péssimo estado de conservação), encontrei o
seguinte verbete:

"SÃO JOÃO DA PALMA

O conde e marques de SÃO JOÃO DA PALMA foi D.Francisco de Assis Mascarenhas
que nasceu em Lisboa em 30 de Setembro de 1779 e faleceu no RJ em 6 de Março
de 1843.Era filho de D.José de Assis Mascarenhas Castello Branco da Costa
Lencastre,4º conde de SABUGAL, senhor das Casas de Sabugal e de Palma,9º
Alcaide-Mór de Óbidos e Sé e de Helena Maria Josefa Xavier de Lima filha dos
1ºs marqueses de PONTA DE LIMA. Casou com Joana Bernardina dos Reis em 1822
e não deixou sucessão legítima. Adotou a causa da Independência do Brasil e
foi aos 25 anos de idade em 1804,Governador da Capitania de Goiás; de 1808 a
1814 foi Governador de MG e o 17º Governador de SP, de 1814 a 1819,sendo
neste ano removido para a Capitania da Baia. Assistiu como Condestável à
coroação e sagração de D;Pedro I. Era Conselheiro de Estado Efetivo,
substituindo o marques de SABARÁ que faleceu em 1827;Senador pela Província
de SP em 1826,Presidente do Desembargo do Paço, Regedor das Justiças e
Mordomo-Mór de S.M. o Imperador. Era Grande do Império, Grã-Cruz da Imperial
Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa e membro do IHGB desde
1838.Era,de direito,6º conde da PALMA em Portugal, título este incorporado à
casa dos Condes de SABUGAL.
BRASÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro as armas Reais de
Portugal; no segundo as armas dos Mascarenhas que são: em campo vermelho,
três faxas de ouro; e assim os contrários"

Curiosamente, o Arquivo Nacional do RJ também registrada, em sua
listagem oficial (por mim copiada tem uns dois ou três anos) um Marquês de
São João da Palma, de nome D. Francisco de Assis Mascarenhas.

Pela ampla coincidência de cargos e etc, sem falar no nome idêntico,
salvo melhor juízo, acredito tratar-se da mesma pessoa.

Peço-lhe um pouco de paciência, pois vou tentar obter dados sobre a
descendência tida como ilegítima que teria deixado o Conde/Marquês de (S.
João) da Palma.

A seu inteiro dispor,

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos