PORTUGAL-L Archives

Archiver > PORTUGAL > 1998-05 > 0894037390

From: "LUIS K. W." <>
Subject: Re: [PORTUGAL-L] Sergude e Farelaes
Date: Fri, 1 May 1998 16:43:10 +0100

Washington,

Já andei a espreitar em tudo quanto tinha à mão sobre Casteloes de
Recezinhos (Verbo Enciclopedia Luso- Brasileira, Grande Enciclopedia
Portuguesa e Brasileira, Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal-1874) e
não vi nada sobre a residencia dos morgados das Casas de Sergude (/Cergude,
/Sirgude) nem Farelaes (/Fralaes).

Vem tudo vagamente mencionado:

Casteloes de Recezinhos- "Os condes de Óbidos eram donatários desta
freguesia (Pinho Leal)", "freguesia de apresentação dos condes de Sabugal
(Verbo Enciclop.)"
(nota: o 5º Conde de Óbidos, foi também 5º Conde de Sabugal e 5º Conde de
Palma - Manuel de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lencastre)

Farelaes (/Fralaes)- "couto da casa de Bragança, ..." (Pinho Leal)

Sergude (há três!) na freg. de Sendim: "há um célebre solar dos Teixeira
Coelho" (Grande Enciclop.)

Talvez na sede do concelho (Penafiel) haja alguma monografia que desvende o
mistério...

Luis K. W.

This thread: